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Comunicação eficiente é mais que preencher espaço com palavras
Uma comunicação eficiente parece simples, mas a prática tem nos mostrado que, no mundo corporativo, isso não é bem verdade.
“Comunicar” significa, desde sempre, tornar comum uma informação. “Comunicar-se”, estar ou entrar em comunicação com, em entendimento com alguém.
Parecem óbvias as definições, mas a prática, tem nos mostrado que, no mundo corporativo, isso não é bem verdade.
Em nossos cursos (e no dia a dia dos profissionais), não é raro encontrarmos situações de conflito geradas por comunicações quase indecifráveis – ou passíveis de várias interpretações – em razão de enganos que atropelam a vida dos leitores (ou receptores). Por informações truncadas a respeito de produção de textos na vida escolar, muitos de nós tendem a escrever textos longos, mais com a finalidade de impressionar do que de exercer uma comunicação eficiente.
Com a valorização de um ensino voltado para a redação dos vestibulares, entramos na vida profissional escrevendo em demasia, buscando encantar o leitor e não produzir significado para ele. E lemos nossa produção textual com a atitude do criador apaixonado pela criatura. Resultado = retrabalho.
Considerando não apenas a quantidade de mensagens que recebemos todos os dias, mas também a rapidez com que somos chamados a responder ao que nos pedem – além da busca de resultados – não podemos continuar a produzir textos que nos impossibilitem fazer fluir a comunicação e ocupem uma boa parte de nosso tempo laboral.
Para uma comunicação eficiente, precisamos trabalhar arduamente as qualidades de estilo mais desejáveis, nos textos que produzimos:
• Objetividade – Vá direto ao assunto;
• Concisão – Use poucas palavras para dizer o que é necessário;
• Clareza – Empregue palavras conhecidas pelo seu interlocutor. Não o obrigue a procurá-las no dicionário;
• Simplicidade – Busque a ordem direta na construção de suas frases. Ela facilitará a concordância, a regência e a pontuação;
• Propriedade – Procure o melhor vocábulo para exprimir o que deseja; Não use qualquer palavra, só para
preencher o espaço no texto – certamente ela será motivo de controvérsias e poderá provocar situações constrangedoras;
• Coesão – Revise seu texto antes de enviá-lo e cuide da linha horizontal do texto: pontuação, concordância, vocabulário. Nesta revisão, observe a linha vertical do texto: primeiro, segundo, terceiro…
Por fim, comunicar bem significa estar atento às informações e ao que escolhemos para torná-las comuns às personagens do discurso. Nessa tarefa, todo cuidado é necessário. Treinar, treinar e treinar ajuda.
Professora Doutora Íris Gardino